ELEIÇÕES COREN-SP 2011

Conheça a CHAPA 3 OPOSIÇÃO COM PARTICIPAÇÃO, suas propostas e as pessoas que participam!

Confira também os LOCAIS DE VOTAÇÃO EM 11 DE SETEMBRO!

CONHEÇA A NOSSA PÁGINA

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CARTA ABERTA À ENFERMAGEM!

CARTA ABERTA À ENFERMAGEM
Desde 1989 não temos o direito de exercer democraticamente nosso poder de voto para eleger os dirigentes de uma entidade de suma importância para a enfermagem brasileira: O COREN SP.
O próximo dia 11 de setembro será uma data histórica para nós profissionais de enfermagem, teremos finalmente nosso direito reconhecido e poderemos escolher os novos dirigentes do COREN SP votando livremente em uma das 3 chapas inscritas.
Nós da chapa 3 "Oposição com participação" queremos esclarecer aos colegas alguns fatos importantes de como esse direito foi conquistado, de como realmente conseguimos chegar até aqui.
Foi um caminho árduo e desgastante, ao considerarmos a forma com que o processo eleitoral é conduzido e desencadeado. Neste longo percurso identificamos condições e exigências nem sempre transparentes, que privilegiavam os que têm o domínio da máquina administrativa, ou seja, a gestão atual, alijando da disputa, profissionais imbuídos do desejo de concorrer e poder colaborar positivamente com a enfermagem.
Toda a burocracia imposta para que pudéssemos inscrever a chapa "quase" nos derrubou. De forma obscura indeferiram as chapas opositoras, recorremos, fomos indeferidos novamente por 12 votos a zero na plenária do COREN SP, não desacreditamos de nossos ideais, nos mantivemos unidos e fomos em frente, levamos o caso ao COFEN, discursamos nossos argumentos e provamos nossa legitimidade e assim conseguimos nossa homologação, com votação de 6 votos a 2.
Democracia não se faz impondo como únicas para os outros as regras punitivas na hora de homologar as chapas, tomando para si a frase: "aos amigos a benesse, aos inimigos o rigor".
Uma das argumentações do COREN SP para indeferir nossa chapa foi a falta de legitimidade de um dos documentos entregues, documento este, expedido, fornecido e autenticado pelo próprio COREN SP. Esta foi uma das várias tentativas de nos fazer desistir.
Tamanha crença e vontade de democratização não há de ser em vão, temos certeza de que nossa classe entende que "texto fora de contexto é pretexto", e o que uns tentam mostrar como sendo seus os méritos por tamanha "democracia" não é a realidade dos fatos.
DO PROCESSO ELEITORAL
As chapas devem ser organizadas separadamente para concorrer. O quadro I é formado por enfermeiros titulares e suplentes perfazendo um total de 24 profissionais. Os quadros II e III por técnicos e auxiliares de enfermagem, constituídos por nove titulares e nove suplentes. Enfermeiros (quadro I) somente votam na chapa de enfermeiros, técnicos e auxiliares (quadro II e III) nas chapas formadas por estes profissionais.  O total de participantes de nossa chapa 03 “oposição com participação” é de 42 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
Para a inscrição, segundo a Resolução COFEN n°355/2009, foi exigida uma série de documentos que comprovam a idoneidade do candidato. Entre as várias certidões é exigida uma expedida pelo COREN, confirmando o tempo de inscrição definitiva ou remida e a inexistência de condenação transitada em julgada nos últimos 05 anos, decorrentes de processo ético ou administrativo, certidão que deveria ainda confirmar que o candidato esta em dia com as suas anuidades, forma que já é desenvolvida no Brasil por vários CORENs realmente democráticos, este procedimento evita discussões e mal entendidos sobre a situação de pagamentos de anuidades relativos ao COREN. Conduta que poderia ter sido adotada por um conselho que se diz DEMOCRÁTICO, porém não foi.
Por conta dessa má conduta do próprio COREN SP, tivemos que recorrer a todo àquele processo descrito acima, o que possibilitou nossa primeira vitória frente a atual gestão do COREN SP.
Tivemos que substituir em 5 dias, dois dos nossos candidatos que estavam, segundo o COREN SP com duas declarações em dúvida, àquelas expedidas, autenticadas e fornecidas por eles próprios dando condições aos nossos candidatos de concorrerem ao pleito.
Foi um debate democrático, exaustivo e complexo, mas que culminou com a participação de todas as chapas no processo eleitoral. A decisão do COFEN foi democrática e permitiu que dúvidas não impedissem a participação das 03 chapas no processo eleitoral.
Da forma que o processo eleitoral estava sendo conduzido em São Paulo, os participantes da “chapa da situação, chapa 1 ” já estavam eleitos e o atual presidente do COREN SP automaticamente exerceria a função por mais três anos, já que as duas chapas que concorriam ao “quadro 1” foram indeferidas pela Comissão Eleitoral, coincidentemente nomeada pelo atual Presidente.
Graças a interferência do COFEN os participantes da “chapa da situação, chapa 1” estão na condição de candidatos  e devem disputar a eleição com mais duas chapas. Sabemos que a “chapa da situação, chapa 1” que é representada e liderada pelo atual presidente do COREN-SP, vai ainda tentar outras artimanhas para que o verdadeiro processo democrático não ocorra, pois existe risco e temor de perder nas urnas e esta é uma possibilidade que deseja evitar ao máximo.
Continuaremos a lutar a fim de garantir, que nesta e em outras eleições, procedimentos éticos sejam garantidos, a transparência e a democracia valorizadas e mantidas, pois todos os profissionais de enfermagem devem ser respeitados nas suas opções, principalmente por seus pares, o que infelizmente não ocorre no processo atual.
Não podemos esquecer que o atual Presidente do COREN SP, candidato à reeleição, antes mesmo do início do processo eleitoral, agrediu a todos possíveis candidatos, chamando a todos de aventureiros, e possui acesso às informações de forma privilegiadas: endereços e e-mails de todos os profissionais e pode utilizar a “maquina administrativa” do sistema para a campanha de sua chapa. Ele tem ainda a prerrogativa de escolher a comissão eleitoral, que seleciona os locais de votação e faz a apuração dos votos, enfim, é quem determina todo o processo eleitoral. Recebemos informações que vários profissionais, por manifestarem sua intenção de voto ou apoio a alguma chapa que não a representada pelo atual Presidente, receberam ameaças veladas, e esta gestão se auto intitula DEMOCRÁTICA.
Lutamos pela democracia e participação de todos os profissionais no processo eleitoral, temos direito de escolher quem desejamos que nos representassem, mas de forma esclarecida, ampla, sem imposições ou distorções da realidade.
Devemos permanecer atentos ao processo eleitoral, pois manobras para impedir uma eleição participativa e democrática ainda é uma realidade.
Pedimos o seu voto e a sua confiança para que juntos tenhamos uma gestão com a possibilidade concreta da PARTICIPAÇÃO de todos.
CHAPA 3  “OPOSIÇÃO COM PARTICIPAÇÃO"

13 comentários:

  1. Caros colegas,eu sou membro titular da chapa 3

    "AS PESSOAS TÊM MEDO DE MUDANÇAS, EU TENHO MEDO QUE AS COISAS NUNCA MUDEM!"(PAULO FREIRE)

    Abraços,
    ANA MÁRCIA

    ResponderExcluir
  2. Cristiana Vasconcelos8 de agosto de 2011 às 17:06

    Puxa vida, eles fora à minha pós graduação sábado e disseram que eles deixaram vocês participarem!!!

    Como são as coisas não é....papo de político.

    Estou com vocês, e muito feliz por ter acabado o voto pelo correio em chapa única!

    ResponderExcluir
  3. amigos da enfermagem mas gostaria de tecer alguns comentarios: vcs dizem que "Neste longo percurso identificamos condições e exigências nem sempre transparentes, que privilegiavam os que têm o domínio da máquina administrativa", mas as regras eleitorais foram publicadas em 2009 pela Resolução Cofen nº 355/2009, vcs não ha tinham lido?
    vc tambem dizem que "Toda a burocracia imposta para que pudéssemos inscrever a chapa "quase" nos derrubou" esta burocracia foi imposta pela autarquia federal que o senhores indiremente elogiam ( o cofen) por eles terem defererido vossa inscrição, claro que vcs não explicam que o profissional com documentação suspeita teve que ser "trocado".
    pergunto: como vcs podem representar o cofen se não ão capazes de cumprir a "burocracia" imposta pelo nosso conselho?

    ResponderExcluir
  4. ha esqueci de comentar:
    duvido que vc publiquem este comentario.

    ResponderExcluir
  5. Não liga não pessoal da chapa 3. Estamos com vcs,esses anônimos aí estão é com dor de cotovelo! Vou fazer campanha para vcs ganharem!

    ResponderExcluir
  6. Danielle Ginsicke - candidata10 de agosto de 2011 às 14:14

    Ao anônimo
    Tentamos explicar o processo eleitoral de uma forma limpa, sem agredir a atual gestão do Coren-SP. Quando na verdade conhecemos muito bem as regras do Cofen, mas sabemos o quanto o uso delas foi deturpado em prol da atual gestão.

    P.S.: Acho que você não leu atentamento todo o texto que diz: "texto fora de contexto é pretexto"!

    Muito obrigada ao apoio de todos, estamos muito felizes com o sucesso que está sendo nossa campanha!!!

    ResponderExcluir
  7. funcionário bem informaado11 de agosto de 2011 às 21:48

    Conhecemos bem o perfil e incompetência de quem hoje está no poder.
    É obvio que vão querer falar inverdades, quero ver eles divulgarem os processo que correm contra eles no Ministério Público Federal.
    E se são tão transparentes, deveriam pulicar os relatórios das aprovações de contas, mas isso depõe contra, é melhor ficar na gaveta.

    ResponderExcluir
  8. Sabemos quem são as pessoas que compõem a gestão do Coren SP, não era esperado outro comentário senão um tendencioso que atenda interesses próprios. Eles não sabem o que é participação, fazer para todos, entre outros conceitos que respeitam as pessoas.

    ResponderExcluir
  9. A chapa do Cláudio por"c"o intitula-se Juntos pelo bem (dos meus amigos) da Enfermagem. Sérgio Luz (quanta luz...) ganha 25.000,00 como Assessor do amigo Cláudio...é pelo bem delles...tirem estes caras de lá...senão em mais 3 anos o Serginho amigo vai ganhar apenas mais r$ 900.000,00. Quase 1 milhão para o amigo...mas pelo menos ficarão juntos... Fora do COREN SP e com menpos 1 milhão no bolso, pois a Chapa 3, Oposição com Participação, via vencer....

    ResponderExcluir
  10. O Sr. Anônimo esqueceu de falar de a chapa 1 (situação) não apresentou todos os documentos, inclusive publicaram um relatório final de Plenária do Coren-SP, a reunião que indeferiram as duas chapas de oposição por 12 votos a zero, escrevendo o seguinte, se essa Comissão Eleitoral seguisse a rigor a Resolução Cofen 355/2009 não haveria nenhuma chapa concorrendo. Incrível, ainda assinam que para os concorrentes o rigor da lei, mas para eles a lei. Tem a coragem de falar ao público que pediram ao Cofen para haver outras chapas, pergunto: por que houve votação então, e o Plenário do Cofen autorizou por seis votos a dois? E por que houve sugestão do Ministério Público Federal, comunicando que da maneira anterior não haveria um processo democrático?

    ResponderExcluir
  11. Vc acha que só o Sérgio Luz ganha essa fortuna, KKKKK, tem mais de meia dúzia que ganham esse salário mínimo, KKKKKK...

    ResponderExcluir
  12. Fui em uma palestra, no Hosp.Regional Vale do Ribeira,dia 22/08/11, no qual um profissional do Coren deu uma palestra ¨¨MEIA BOCA¨¨, e ainda dizia que não dominava do tema. Ou seja, é apadrinhado do Claudio Porto, ganhando um salariozinho de 20.000,00 mes, para fazer politica de sua chapa. Em 3 anos, visitaram o Vale do Ribeira, somente nesse fim de mandato. Estou com a chapa 3, aprovo as suas politicas em prol da ENfermagem. VAMOS NOS UNIR.

    ResponderExcluir
  13. CICERA DA SILVA DIZ:

    TODO MUNDO QUE CONHEÇO VOTOU NA CHAPA 3.

    COMO ESTA SENDO O PROCESSO DE APURAÇÃO????

    INFORMEM COMO ESTÁ, POR FAVOR!!!!!!!

    ResponderExcluir